terça-feira, 14 de julho de 2009

Sete Passos Para o Sucesso


Faltando sábia liderança o povo se corrompe” Provérbios 29:18 NVI-KingJames

De certa forma o mundo está à procura de líderes para seguir, e isso não é de hoje, a história nos mostra que durante todo o tempo foi assim. De um de um jeito simplista de falar, podemos dizer que existe dois tipos de pessoas, as que lideram e as que são lideradas.

É verdade que existe uma polêmica na formação de líderes, uns acreditam que líder nasce, outros acreditam que líderes são feitos; pessoalmente acredito que todas as pessoas nascem com a capacidade de liderar, mas que no decorrer de sua vida, devido às influências externas e mais um intrincado de fatores referente à formação de seu caráter, essas pessoas tomam sua decisão de viver na história ou de fazer história, depende de cada um.

Os pontos a seguir nos mostram resumidamente sete passos de uma pessoa que não se contenta em ver a história passar e quer ter uma parcela de responsabilidade na mudança do curso da história.

1. Projetar seu sonho.

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”
Lucas 14:28

Já é sabido por todos nós, que os lugares mais ricos do mundo, são os cemitérios das cidades, pois ali se encontram milhares de ótimas idéias que ninguém teve coragem de colocar em prática.

Não fique preocupado, sonhar não é pecado, (isso até rimou).

Fomos criados por um Ser criativo, que antes de fazer todas as coisas imaginou dentro de Si, em outras palavras e usando uma linguagem humanista, Ele viu de antemão toda a sua criação e depois partiu para colocar em prática.

O sonhar faz parte do sucesso, é o primeiro passo, não existe sonho grande demais que não possa ser colocado em prática. Leonardo da Vincci sonhou com o vôo do homem, mas não foi ele que realizou o primeiro, mas esse sonho demonstrava que um homem que sonha sempre estará à frente se seu século.

Um sonho é como um jogo de amarelinhas, onde uma criança lança a pedra e depois vai atrás para recuperá-la; à distância em que você irá arremessar a pedra fará diferença na conquista das suas vitórias.

Ser chamado de sonhador só terá conotação negativa para aquelas pessoas que não tem propósito de vida, mas para uma pessoa que deseja fazer diferença, isso é honroso.


2. Crie um propósito de vida.

“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele”
Provérbios 23:7

Quando falo de criar um propósito de vida, estou falando em se criar um estilo de vida. Nosso propósito só será atingido quando for parte latente, inerente e transcendente de nós, em outras palavras quando toda nossa vida estiver voltada para a conquista do que queremos, essa é a grande diferença do sonhador que nunca acorda, do sonhador que rapidamente desperta para por em prática o que sonhou.

O propósito é a razão de sua existência, é o principal objetivo, é o porquê você existe, é a mola mestra, a força motivadora.

É bom que esse propósito tenha uma representação, um nome, um slogan, um desenho, uma música, uma Sigla, etc. Ex.: Vem Para Caixa Você Também - Sempre Coca-Cola - Votorantin Nossa Gente Nosso Maior Orgulho. Eu tenho o meu: “Eu existo para inspirá-lo na realização dos seus sonhos”, e tenho também uma música que utilizo para isso, “Infinitamente Mais” do Asafe Borba.

Assim quando você ou qualquer outra pessoa que tenha conhecimento do seu projeto de vida veja ou escute sua marca, desencadeiem em sua mente todos os passos do projeto. “A boca fala daquilo que o coração está cheio”,(Mateus 15:18) é por isso que o propósito tem que estar latente dentro de você. E se isso acontecer certamente você trará seguidores para o seu projeto.

3. Desenvolva objetivo para toda sua vida.

“Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e a verdadeiramente serás alimentado. Deleita-se também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”
Salmos 37:3-5

O desenvolvimento de objetivos tem que ser para a vida, agora você está dando novos rumos para sua vida, você não deixará por conta do destino, mas sim traça o seu próprio futuro.

Você pode desenvolver objetivos; pessoais, familiares, profissional e outros, mas uma coisa que é imprescindível é que todos estejam ligados ao propósito, como se fossem pequenos galhos ligados ao tronco principal.

Também os objetivos têm que ser para toda a vida, não há como fazer um objetivo para um ou mais anos, assim certamente não alcançará o propósito.
Os objetivos têm que ter referenciais de tempo, de execução e de aquisição.

4. Estabeleça metas claras e definidas.

“Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam”
Provérbios 15:22

De certa forma, metas são objetivos em menor proporção. Essas metas servem como placas de direção, semelhantes as das estradas, as metas nos conduzem dentro dos objetivos. Servem também para detectarmos se nossos objetivos estão sendo alcançados ou se estamos ainda dentro da visão inicial e ou dentro do tempo estabelecido.

As metas têm que ser claras, quando olharmos para essas metas entendemos rapidamente onde estamos querendo ir, pois se forem um pouco complicadas certamente estaremos perdendo tempo. Elas também têm que ser definidas, ou seja, a partir do momento em que essas metas comecem a ser atingidas, teremos um retorno de como estamos andando.

Essas metas têm que ser mensuráveis, ou seja, tem que ser possíveis de serem medidas ou atingíveis. Uma meta imensurável, não possível de medir ou não atingível, certamente será um bom motivo de desânimo. Imagine uma pessoa que tem como meta perder sessenta quilos em um mês, ou seja, dois quilos por dia, certamente no final da primeira semana ao ver que não perdeu quatorze quilos, essa pessoa de metas imensuráveis, não continuará dentro de seu propósito.

A questão de mensurável e imensurável deve ser aplicada para os objetivos também.

Por outro lado às metas não devem ser medíocres, voltemos ao exemplo de nosso amigo que quer perder peso. Imagine se ele fizer uma meta de perder um quilo por ano, primeiro que levaria sessenta anos para perder os quilos desejados, e essa meta medíocre se perderia entre as fatias de pão no café da manhã.

Certo estadista disse uma vez: - “se nossas metas forem pequenas demais, qualquer dificuldade por menor que seja, seria maior que elas.”

5. Confie em si mesmo.

“Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.”
Joel 3:10

Não quero fazer desse ponto, uma plataforma para exaltação do ego ou de nossa humanidade, mas com sabedoria e equilíbrio, mostrar que fomos criados com uma fantástica capacidade de criação, podemos dizer que o que se refere à capacidade de criar, isso nos foi dado por questões hereditárias, não de nossos pais humanos, mas sim do Pai Divino, criados a imagem, conforme a sua semelhança e isso principalmente no que se refere a caráter e valores.

A autoconfiança nesse caso é o equilíbrio do conhecimento de nós mesmos, com os nossos fracassos, e também capacidade que temos de nos transformar.

Vivemos num mundo onde as maiorias das pessoas querem vencer pisando nos outros e com isso muitas vezes somos atropelados pelas ganâncias de outros, mas precisamos sempre lembrar que temos um valor especial, somos individuais e únicos, não existe ninguém igual a você, por isso você é especial, você tem valor, valorize a si mesmo.

Quando você confiar em si mesmo os outros confiaram em você e te seguirão.


6. Lute pelo seu sonho.

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus."
Salmos 20:7

É bom sabem que sem lutas não há vitórias. Esse chavão já é muito conhecido e antigo, mas não perdeu sua verdade.

As dificuldades que virão, na verdade só serve de instrumento de lapidação para o nosso caráter, que tirarão tudo o que não é desejado em nosso projeto de vida. Também mostra se nossa visão é realmente algo que desejamos pra valer.

Algumas pessoas desenvolvem visão que é mais uma ilustrar do ego, do que algo para ser realizado. Veja com é de suma importância às dificuldades; são instrumentos de preparação.

Lutar pelo seu sonho é muito mais que lutar contra as dificuldades é lutar para a realização, isso implica na não desistência diante das dificuldades, não desistir diante dos “não” de seus superiores ou de outros envolvidos, não desistir diante das crises de existência, não desistir por nada, você foi criado para realizar, ninguém fará o que você existe para fazer.

7. Mantenha um sentimento de humildade.

“Porque tu salvas o povo humilde, mas os olhos altivos, tu os abates.”2 Samuel 22:8 e Salmos 18:27

O orgulho é o motivo da queda de muita gente, sem muita explicação, para mim o orgulho é a raiz de todo o mal. Dessa forma, manter um sentimento de humildade é nada mais nada menos que imprescindível.

Dentro de nosso contexto não há vitória ou sucesso sendo orgulhoso, pois se é orgulhoso já se demonstrou um derrotado.

Quando me refiro a orgulho, falo da presunção, do auto-louvor, da massagem do ego e coisas assim, mas entendo que existe um orgulho não prejudicial que tem por sinônimos: o prazer de fazer bem feito, a alegria de realizar, o de fazer parte de um grupo vitorioso, e coisas do gênero.


Por: Silvio Fernandes

Fonte: Webservos


0 comentários on "Sete Passos Para o Sucesso"

Postar um comentário

 

Cantinho da Cynthia Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez